MenuMenu

Blog

Preciso montar uma apresentação. E agora?

Black12
Seja um trabalho acadêmico, uma apresentação pessoal, comercial ou um treinamento, você vai precisar criar uma em breve.

 

De acordo com o Sunday Times (jornal inglês), 41% da população têm como principal medo o receio de falar em público. E de acordo com sua preparação a situação pode piorar um pouco mais. Por isso, vamos dar algumas dicas de como montar uma apresentação para evitar ansiedade e o medo que tomam conta de muitas pessoas.

1. ABRIR O PPT? NEM PENSE NISSO.

Os slides são importantes, mas você deve deixar isso por último. Foque no roteiro, pense na apresentação em um todo, como você pode iniciar o assunto (abuse do storytelling), desenvolva e finalize com uma sacada, apresentando uma solução ou deixando seu público pensativo. Defina o objetivo da apresentação, o público (procure saber o que já sabem sobre o assunto, o que querem saber e etc) e só após ter tudo detalhado vá para os slides.

 

 

2. IDENTIDADE VISUAL, NOTA… 10!

Em uma boa apresentação, todo slide segue o mesmo link visual. Em outras palavras, use os mesmos padrões de tipografias, paletas de cores e estilos de fotos. Antes de sair criando slides você deve definir o objetivo de sua apresentação, nesta mesma etapa você deve definir o padrão visual. Uma boa dica é fazer testes e testá-los com amigos – sinceros e que vão criticar, se necessário – que tenham semelhança ao público-alvo.

 

 

3. MENOS É MAIS!

Você provavelmente já ouviu essa frase, não é mesmo? Aqui ela é muito válida. Quanto mais limpos seus slides, melhor, desta forma seu conteúdo principal será mais direto, sem “distrações” para o público. Evite textos longos, seu público não pode dividir a atenção que tem em você com um slide carregado.

  

4. TREINE, TREINE E TREINE!

Aqui você já está com tudo pronto, mas falta preparar o discurso com tudo que foi elaborado anteriormente. O nervosismo em apresentações muitas vezes é pela falta de treinamento do apresentador. Aquele amigo da dica 2 serve como isca aqui também, ensaie com 2 ou mais pessoas sempre possível. Caso isso não seja, vá na frente do espelho.

Apresentações bem feitas são resultado de uma combinação de fatores, desde roteiros, público, objetivos e as técnicas do apresentação. Não seja torturado pelo medo de falar em público, busque dicas e vá em frente. Além disso, você pode contar com a ajuda de empresas especializadas e que podem te auxiliar na criação de todos os processos, desde o roteiro até o treinamento.

 

 

Ficou interessado? Entre em contato com a Black12, nós podemos te ajudar 😉

Compartilhar

Posts relacionados

Bora bater um papo?

(31) 3939.1200 | (31) 9 9779.1212

MINAS GERAIS
Av. Prof. Manoel Martins – 169
Salas 201/202/203
Cons. Lafaiete/MG

como chegar

SÃO PAULO
Av. Paulista – 2028
11º Andar
São Paulo/SP

como chegar