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5 passos de marketing em meio à crise

…porque a gente não quer que seu negócio morra na praia!

Entre todas as aventuras que podemos viver, o próprio negócio com certeza é uma das mais intensas. Sentimos a mesma adrenalina de um salto de paraquedas; o mesmo medo que vivemos ao entrar em uma caverna escura; a mesma emoção quando se mergulha no oceano; e a mesma realização de chegar ao topo de uma montanha.

Para quem está por fora desse contexto do empreendedorismo, tudo isso pode parecer exagero. Mas, lidar com burocracia, cobrança, gestão de funcionários e fornecedores, compras, manutenção e marketing – tudo ao mesmo tempo – exige coragem, responsabilidade e organização.

E é normal ver negócios com potencial que “morrem na praia” quando o assunto é divulgar o que a empresa faz, porque não conseguem estabelecer uma boa estratégia de marketing. Infelizmente, não são todas as empresas que conseguem investir em uma equipe ou uma agência de marketing, principalmente os negócios que estão começando do zero.

Por isso, separamos aqui 5 passos de marketing para sua empresa não morrer na praia em meio à pandemia.

 

1. Definir o público

A primeira coisa que você precisa definir é para quem você quer vender. “Ah, eu vou vender pra quem comprar”. Calma lá, jovem! O erro mais comum é deixar o leque do público-alvo muito aberto e, consequentemente, ter uma estratégia de marketing genérica e rasa.

A vantagem de se ter um público-alvo delimitado é poder focar em suas necessidades, suas especificidades e seus hábitos de consumo para conhecer melhor a sua persona e direcionar a comunicação. Quando você conhece seu público e entende o que ele está procurando na sua marca, fica mais fácil oferecer o que ele precisa, no momento em que ele precisa.

 

2. Investir no Branding da marca

Você quer que sua empresa tenha um posicionamento bem definido, desde a cor que você utiliza na marca até a forma como você se comunica com seus clientes? Invista em Branding. Além de alinhar todas as ações do seu negócio para corresponderem ao propósito da marca, o branding ajuda a construir o valor do seu produto ou serviço.

Quando conseguimos desenvolver esse valor, a tendência é que ele se fortaleça constantemente e atraia cada vez menos pessoas querendo desconto 😉

 

3. Escolher os canais certos

Se o seu negócio é vender roupas para mulheres entre 18 e 25 anos, você vai focar em divulgar os produtos no Instagram ou em um anúncio de jornal? Pode parecer besteira precisar falar isso, mas ainda existem pessoas que estão direcionando verba e energia para canais que não são eficazes para o segmento de atuação da empresa.

A ideia de conhecer o nosso público é saber quais são os canais que eles mais consomem. Esteja onde sua persona está e você vai ver que, se produzir um conteúdo bacana, virão mais clientes de forma orgânica.

 

4. Produzir conteúdo com frequência

Posicionamento depende também de consistência e constância. Produzir e publicar conteúdos com frequência ajuda a manter sua marca na mente do seu público e dos seus clientes. Essa ação também é importante para gerar credibilidade e autoridade.

Pode deixar a criatividade rolar solta! É importante também investir em formatos de conteúdo variados (texto, vídeo, áudio, imagem, etc), para testar o que sua audiência prefere.

 

5. Analisar resultados

Mais importante do que colocar uma estratégia em prática é entender quais ações funcionaram e quais não foram eficazes. No marketing, tudo tem que ser testado e analisado. Então, sempre que colocar uma ideia nova em prática, é recomendável verificar os resultados. Assim, é possível replicar o que dá certo e evitar o que não dá.

Mas lembre-se que os comportamentos de consumo estão em constante mudança. Isso significa que, de tempos em tempos, vale a pena revisitar ideias, se elas forem pertinentes para o contexto, beleza?

Quer bater um papo sobre outras estratégias além desses 5 passos de marketing? Manda uma mensagem para nós e bora marcar um café (na quarentena uma call rsrs)!

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